quinta-feira, 14 de novembro de 2013

5ª Serie ou 6º Ano do Esnino Fundamental Texto + Imagem e Atividade.

Espírito Santo

Clima e tradições européias se destacam na região Serrana do ES

A colonização foi feita por italianos, alemães e portugueses.
Agroturismo e café são base da economia dos municípios.


























Imponente Pedra Azul é marco na região serrana do Espírito Santo (Foto: Divulgação/ Prefeitura de Domingos Martins) (Foto: Divulgação/ Prefeitura de Domingos Martins)
O clima, as belezas naturais e as tradições culturais de imigrações européias compõem um conjunto de características que fazem da região Serrana do Espírito Santo um grande pólo turístico do estado.
A colonização foi feita por italianos, alemães e portugueses, que escolheram essa parte do Espírito Santo por ter um clima ameno parecido com o dos seus países de origem. Entre os municípios que fazem parte da região Sudoeste Serrana estão: Afonso Claúdio; Brejetuba; Conceição do Castelo; Domingos Martins; Laranja da Terra; Marechal Floriano; e Venda Nova do Imigrante.
Como muitas dessas cidades têm o turismo como fontes de renda estão sempre buscando atender a este público com um vasto cardápio de atividades que vão desde produtos caseiros alimentícios a atividades físicas quem em todos os casos deixa o visitante em contato com belas paisagens.
Um dos destaques é Venda Nova do Imigrante. Conhecida como a capital do agroturismo, tem em seu calendário uma festividade que virou tradição: A Festa da Polenta. Um evento que reúne pessoas de todo o estado e até fora dele para celebrar a colonização italiana do município com o prato tradicional que dá nome ao evento.
Outro município que tem grande importância na região é Brejetuba, tradicional pela sua produção cafeeira. Ela foi reconhecida como capital estadual do café arábica. A produção deste tipo de café chega à média de 400 mil sacas por ano. E entre os atrativos turísticos da cidade estão a Pedra do Submarino, local usado para trilhas e Pedra da Torre, conhecida por ser um ponto para a prática de parapente.
TurismoAlém de Venda Nova, outra cidade que recebe visitantes o ano todo, mas que aumentam em número nesta época do ano é Domingos Martins. A beleza do município e o clima frio das montanhas atraem muita gente. O Parque Estadual de Pedra azul é um atrativo a parte para os turistas, que traz como destaque a pedra que o nomeia feita constituída de granito e gnaisse que ao longo do dia e da incidência solar ganha diferentes tonalidades.
O agroturismo também é forte na região com diversas opções como o “Circuito do Galo” que oferece um clima tranquilo e acolhedor, além de o visitante se deparar com a Cascata do Galo, com piscina natural, lago de peixes entre outras atrações.
Já quem procura por sossego com um clima mais quente, Afonso Cláudio é o município ideal. Apesar das muitas cachoeiras, um dos seus atrativos principais é a Pedra dos Três Pontões, uma formação rochosa com um trio de pontas, por isso ela recebeu este nome.
Um dos únicos municípios com colonização portuguesa na região Serrana é Conceição do Castelo. As características dessa luso descendência já é vista logo na entrada da cidade. Conceição do Castelo também esconde belas cachoeiras como a da Fumaça e a do Vargas.
Atividade:
Como citado no texto acima a região serrada é uma divisão politica do ES, incluindo essa quais são as outras regiões do nosso estado, e quais municípios elas abrangem?

5 comentários:

  1. Temos também a Região metropolitana que abrange os municípios de: Fundão, Serra,Vitoria, Viana e Guarapari. Região litoral Sul temos :Alfredo chaves, Anchieta,Iconha, Rio novo do Sul, Piúma, Itapemirim,Presidente Kennedy e Marataízes. E entre outros.
    A Região Serrana como foi dito no texto acima e muito influenciada pela imigração italiana e europeia com isso parece ser ate outro lugar do pais de tão diferente que é, os costumes e a limpeza das cidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Embora considere essa região linda, ótima para o turismo, vale destacar o investimento que a administração de Santa Teresa tem feito em turismo, com a promoção constante de festivais dos mais variados gostos. Duas ótimas opções para relaxar e curtir um fim de semana.
      Comentário - ok

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O clima e um elemento muito importante que influencia de forma direta nas ações humanas e no setor econômico, agrícola de uma região. É muito importante associar o clima com as atividades humanas durante a exposição desse tipo de conteúdo na sala de aula.

    Andressa Santana Ribeiro
    http://fcbgeografia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também considero o clima um fator muito importante, inclusive quando falamos em qualidade de vida.
      Comentário - ok

      Excluir